domingo, 4 de março de 2012

Mudança Cultural da Imagem da Mulher



     

   Tempos atrás reinava o machismo, a mulher era submissa ao homem. Deve-se ao fato dele ser o provedor da casa, a mulher não tinha espaço no mercado de trabalho, mais de 90% da renda familiar vinha do homem da casa, logo era ele quem sustentava a casa. 
   Isso se manteve até que as mulheres foram ocupando papéis mais importantes, começando no exército como enfermeiras cuidando dos contundidos de guerra, depois passaram a  trabalhar nas fábricas junto às crianças, jornadas de trabalho extensas e exaustivas. À medida que os direitos dos trabalhadores foram se aprimorando e beneficiando cada vez mais os assalariados, a mulher for correndo atrás de seus direitos, sendo que hoje temos até presidente mulher e as mesmas ocupando lugares de destaque na política e economia mundial. 
  Até a estrutura familiar mudou devido a essa revolução na visão de mulher na sociedade, por exemplo, muitas mães solteiras são totalmente capazes de sustentar os filhos sozinhas, ou seja, atualmente as mulheres são totalmente capazes de ser independentes e não precisam ter um homem dentro de casa. 
   O único problema no mercado de trabalho é o preconceito contra o emprego das mesmas, devido a fatores relacionadas à biologia da mulher, como TPM, gravidez e fragilidade feminina. Por isso se dá a preferência pela mão de obra masculina, entretanto, aos poucos, a mulher vai vencendo as barreiras e conquistando papéis importantes no mundo inteiro.


Por: Pablo H. Nunes 2º ano A

Nenhum comentário:

Postar um comentário